quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Importância do Profissional Óptico-optometrista

A optometria é uma ciência já disponível em nosso país através do trabalho dos ópticos-optometristas.
Atualmente, o Brasil possui diversos centros de formação técnicas e acadêmicas de optometristas, mas o seu trabalho ainda é pouco conhecido pela sociedade.
Os benefícios proporcionados pela optometria têm sido pouco divulgados e adotados pelas autoridades de saúde, no Brasil, principalmente devido à desinformação sobre o assunto.
Nosso país enfrenta um grave situação na área de saúde visual, pois 56% de sua população possui dificuldades para enxergar devido a alterações visuais de causas ópticas (refrativas) e não patológicas (doenças oculares).
As ciranças que não enxergam bem têm um rendimento escolar medíocre, com elevados níveis de repetência, os quais acabam por desestimular a continuidade de seus estudos. Milhões de adultos têm sua produtividade reduzida ou até interrompida e os idosos detêm uma queda brusca de qualidade de vida pela falta de uso de um simples par de óculos. A nação brasileira perde muito dinheiro e talento por questões relacionadas à visão.
Esse problema pode ser resolvido de forma rápida e acessível, através da optometria. Basta uma pequena mudança no modelo de saúde visual, adotado pelo Governo.
Este texto visa expor com maior clareza o que vem a ser Optometria e qual a sua importância para os brasileiros.

Um comentário:

  1. No Brasil existem médicos e optometristas que exercem o trabalho com excêlencia, e à pacientes suficiente para atendimento entre os dois profissionais. Se o paciente não tem condições financeiras para ter um convênio médico ou pagar consulta particular, ele recorre ao Sus, lá ele enfrenta uma fila de espera de 3 a 6 meses para ser atendido. Já o optometrista tem valores menores que os oftalmológistas e podem atender com qualidade, sem afetar a classe médica. Não creio que estão capacitados a diagnosticar um caso mais grave, mais sim a realizar refrações e adaptar lentes de contato.

    ResponderExcluir